Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Nenhum dos 92 municípios fluminenses atingiu o grau mais elevado no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que avalia saúde, educação e renda.

Foto:

O estado do Rio de Janeiro não conseguiu colocar nenhuma de suas 92 cidades no grupo com alto desenvolvimento socioeconômico, segundo dados do novo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), divulgado nesta quinta-feira (6). O levantamento, que analisou 5.550 municípios brasileiros, revela que o Rio é o único estado do Sudeste fora da faixa mais elevada do ranking.

IFDM considera saúde, educação e emprego

A Firjan baseou o estudo em dados públicos oficiais e avaliou três pilares fundamentais: saúde, educação e geração de emprego e renda. Mesmo com avanços em algumas áreas, como a educação, que registrou um crescimento expressivo de 33,7% desde 2013, os municípios fluminenses não alcançaram o patamar considerado de alto desenvolvimento.

“O Rio é o único estado da região Sudeste sem municípios em grau alto de desenvolvimento. Isso mostra uma tendência preocupante”, afirma o relatório.

A média geral do estado até apresentou crescimento: 14,2% nos últimos dez anos. No entanto, o desempenho de muitas cidades ainda está distante dos melhores resultados nacionais.

Capital lidera o estado, mas segue atrás das demais capitais do Sudeste

A cidade do Rio de Janeiro mantém a primeira colocação entre os municípios do estado, posição que ocupa desde 2016. No entanto, ao ser comparada com as outras capitais do Sudeste, apresenta o pior desempenho. Entre todos os 5.550 municípios analisados, a capital fluminense aparece apenas na 295ª posição.

Apesar de ser a melhor colocada do estado, o Rio não conseguiu avançar o suficiente para atingir o nível alto no ranking. Ainda assim, seu desempenho ficou acima da maioria dos demais municípios fluminenses.

Belford Roxo apresenta pior índice do estado

Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi o único município classificado com grau crítico — o mais baixo entre os quatro níveis do IFDM. A cidade aparece entre as cinco piores da Região Sudeste, refletindo graves deficiências nos três indicadores analisados.

Com uma população expressiva e posição geográfica estratégica, Belford Roxo sofre com a falta de políticas públicas eficazes e investimentos contínuos.

Maioria dos municípios ficou entre os níveis baixo e moderado

Dos 92 municípios do estado, 33 (35,9%) foram classificados com nível baixo e 58 (63%) com desenvolvimento moderado. Apenas 1 cidade, Belford Roxo, caiu na faixa crítica. Isso significa que mais de 11,7 milhões de fluminenses vivem em cidades com desempenho socioeconômico aquém do ideal.

Educação impulsiona índice estadual, mas emprego ainda trava avanços

O crescimento do IFDM no Rio de Janeiro se deve, principalmente, à melhora significativa no setor educacional. No entanto, a geração de emprego e renda, com alta tímida de apenas 1,6%, limitou os avanços. Esse resultado ainda ficou acima da média nacional, mas mostra que o mercado de trabalho permanece como um desafio central.

Por outro lado, o setor de saúde teve um crescimento de 13,2%, demonstrando evolução, mas ainda insuficiente para impulsionar o estado para o grupo de elite do desenvolvimento nacional.

Fonte: oglobo.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Troca de tiros em Vila Nova termina com apreensão de drogas, arma e munições; jovem de 20 anos é baleado e adolescente é detido.

Ação da Draco em Pedra de Guaratiba resulta em apreensão de armas e veículos roubados.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T095006.947
Mudanças no Imposto de Renda Isentam 861 Mil Contribuintes no Rio de Janeiro

Lei sancionada por Lula amplia isenção do Imposto de Renda e beneficia mais de 2 milhões de pessoas no estado. A mudança visa aliviar a carga tributária sobre rendas mais baixas.

IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T093705.112
Operação da Polícia Civil Desmantela Esquema Ilegal de Venda de Gás no Complexo do Lins

Ação investiga ligação com o Comando Vermelho e já resultou na apreensão de 700 botijões e uma série de prisões no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE - 2025-11-28T092940.074
MP deflagra operação contra facção do RJ envolvida em disputa territorial violenta no Oeste potiguar

Ação Leviatã cumpre mandados em Mossoró e Baraúna e investiga avanço de organização criminosa carioca em confronto com grupo local.