Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Mais de 300 drones foram abatidos, deixando mortos, feridos e impactando voos em Moscou e regiões próximas

A Rússia enfrentou na madrugada desta terça-feira (11) o maior ataque de drones desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022. As forças russas abateram 337 drones ucranianos, sendo 91 sobre a região de Moscou e 126 na região de Kursk, informou o Ministério da Defesa. O ataque deixou pelo menos duas pessoas mortas, três feridas e causou incêndios em diversas áreas.

Ataque coordenado impacta Moscou e cidades estratégicas

O ataque atingiu as regiões de Bryansk, Belgorod, Ryazan, Kaluga, Voronezh e Nizhny Novgorod, além de Moscou. Segundo o prefeito da capital, Sergei Sobyanin, o ataque foi “o maior já registrado contra Moscou” e foi totalmente repelido pelas defesas aéreas russas.

A cidade de Ramenskoye, a cerca de 50 km do Kremlin, foi uma das mais afetadas. Um prédio residencial foi parcialmente destruído, obrigando moradores a evacuar. Um trabalhador de um centro de distribuição agroindustrial morreu no ataque, segundo a empresa russa Miratorg.

Aeroportos fecham e tráfego aéreo é impactado

Os ataques forçaram o fechamento de quatro aeroportos de Moscou e de terminais aéreos em Yaroslavl e Nizhny Novgorod. O Aeroporto Sheremetyevo retomou as operações após uma breve suspensão, informou a Rosaviatsia, agência de aviação da Rússia.

Apesar da ofensiva aérea, o transporte público e as atividades cotidianas na capital seguiram normalmente. “Não houve pânico. Moscou segue funcionando”, disse um oficial de segurança à imprensa russa.

Drones sobre Moscou antes de negociações de paz

O ataque acontece horas antes das negociações entre Ucrânia e Estados Unidos na Arábia Saudita, onde Kiev deve propor uma trégua parcial no espaço aéreo e no mar.

A porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, afirmou que ataques como esse enfraquecem as tentativas de diálogo. “Não é coincidência que uma delegação internacional de alto nível venha a Moscou no mesmo dia de um ataque em massa”, disse ela no Telegram.

Fontes:
agenciabrasil.ebc.com.br
cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.