Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Mais de 300 drones foram abatidos, deixando mortos, feridos e impactando voos em Moscou e regiões próximas

A Rússia enfrentou na madrugada desta terça-feira (11) o maior ataque de drones desde o início da guerra na Ucrânia, em 2022. As forças russas abateram 337 drones ucranianos, sendo 91 sobre a região de Moscou e 126 na região de Kursk, informou o Ministério da Defesa. O ataque deixou pelo menos duas pessoas mortas, três feridas e causou incêndios em diversas áreas.

Ataque coordenado impacta Moscou e cidades estratégicas

O ataque atingiu as regiões de Bryansk, Belgorod, Ryazan, Kaluga, Voronezh e Nizhny Novgorod, além de Moscou. Segundo o prefeito da capital, Sergei Sobyanin, o ataque foi “o maior já registrado contra Moscou” e foi totalmente repelido pelas defesas aéreas russas.

A cidade de Ramenskoye, a cerca de 50 km do Kremlin, foi uma das mais afetadas. Um prédio residencial foi parcialmente destruído, obrigando moradores a evacuar. Um trabalhador de um centro de distribuição agroindustrial morreu no ataque, segundo a empresa russa Miratorg.

Aeroportos fecham e tráfego aéreo é impactado

Os ataques forçaram o fechamento de quatro aeroportos de Moscou e de terminais aéreos em Yaroslavl e Nizhny Novgorod. O Aeroporto Sheremetyevo retomou as operações após uma breve suspensão, informou a Rosaviatsia, agência de aviação da Rússia.

Apesar da ofensiva aérea, o transporte público e as atividades cotidianas na capital seguiram normalmente. “Não houve pânico. Moscou segue funcionando”, disse um oficial de segurança à imprensa russa.

Drones sobre Moscou antes de negociações de paz

O ataque acontece horas antes das negociações entre Ucrânia e Estados Unidos na Arábia Saudita, onde Kiev deve propor uma trégua parcial no espaço aéreo e no mar.

A porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova, afirmou que ataques como esse enfraquecem as tentativas de diálogo. “Não é coincidência que uma delegação internacional de alto nível venha a Moscou no mesmo dia de um ataque em massa”, disse ela no Telegram.

Fontes:
agenciabrasil.ebc.com.br
cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.