Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Crescimento no Rio impulsionado por transporte e turismo; setor nacional mostra queda.

O setor de serviços no estado do Rio de Janeiro iniciou 2025 com desempenho positivo, ao contrário do Brasil, que registrou retração no mesmo período. Segundo a análise do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, o volume de serviços no estado cresceu 1,0% em janeiro comparado ao mês anterior, enquanto no país houve um recuo de 0,2%.

Crescimento Acumulado no Estado

No comparativo anual, o Rio de Janeiro também registrou avanços expressivos. O crescimento foi de 3,8% em janeiro de 2025 em relação ao mesmo mês de 2024, mantendo o mesmo ritmo de alta nos últimos 12 meses. Em contraste, o Brasil apresentou um aumento de 1,6%, com um crescimento acumulado de 2,9% no período.

Desempenho do Turismo no Estado

Embora o volume de serviços turísticos tenha apresentado queda de 5,4% no Rio de Janeiro em relação a dezembro de 2024, o desempenho anual foi positivo, com um crescimento de 6,6%. Esse aumento acumulado nos últimos 12 meses reflete a recuperação e o fortalecimento do setor. No Brasil, o turismo teve um recuo de 6,4% em janeiro, mas um crescimento de 3,5% em relação ao ano anterior.

Impulso dos Setores de Transportes e Turismo

De acordo com João Gomes, diretor-executivo do IFec RJ, o bom desempenho do Rio é impulsionado, principalmente, pelos setores de transportes e turismo. O crescimento no setor de transportes foi de 17,5% em comparação com janeiro do ano passado. No turismo, a diversificação e a qualidade dos serviços oferecidos ajudaram a atrair mais visitantes, com impacto positivo na economia do estado.

Impactos na Economia Fluminense

O crescimento no Rio reflete não apenas a recuperação pós-pandemia, mas também a adaptação e inovação do setor de serviços, que tem sido fundamental para fortalecer a economia estadual. A qualificação dos serviços e a diversificação dos atrativos turísticos ajudaram a gerar mais empregos e movimentar a economia local, contrastando com a estagnação observada em outras partes do país.

Fontes: diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.