Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Traficante condenado a quase 80 anos de prisão é removido para unidade de segurança máxima.

Seap transfere traficante Breno da Silva Sousa, conhecido como ‘Breno do Guandu’, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná — Foto: Divulgação

O Governo do Rio de Janeiro transferiu, nesta terça-feira (25), o criminoso Breno da Silva Sousa, conhecido como Breno do Guandu, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. Condenado a 79 anos e 11 meses de prisão, ele já cumpriu 6 anos e 7 meses e seguirá para o cumprimento do restante da pena em regime de segurança máxima.

A medida faz parte da estratégia estadual para combater o crime organizado e ocorre após a transferência de Nando Bacalhau, outro traficante de alta periculosidade. A ação integra um acordo entre o governador Cláudio Castro e o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que prevê a remoção de 10 criminosos para unidades federais.

Operação de Transferência

A remoção de Breno do Guandu envolveu 17 policiais penais e cinco viaturas, garantindo máxima segurança no transporte. Por volta das 9h30, o criminoso já estava sob custódia da Polícia Penal Federal, que assumiu a responsabilidade pelo detento ao chegar à unidade paranaense.

Segundo o governador Cláudio Castro, a ação reforça a necessidade de um esforço conjunto entre estados e governo federal no combate ao crime.

“Temos defendido que a segurança pública deve ser tratada como uma questão nacional. A retomada das transferências para presídios federais é essencial para desarticular facções criminosas”, declarou Castro.

Histórico Criminal

Breno do Guandu comandava o tráfico em 13 comunidades de Japeri, na Baixada Fluminense. Ele acumulava 26 anotações criminais, incluindo tráfico de drogas, homicídio qualificado, roubo majorado, corrupção de menores e extorsão.

A polícia aponta que ele tinha forte influência no Comando Vermelho (CV), sendo um dos principais articuladores da facção na região. Com sua remoção, autoridades esperam reduzir o poder da organização e enfraquecer a estrutura do crime no estado.

Expansão das Transferências

Desde 2023, o Governo do Rio já enviou 36 criminosos de alta periculosidade para unidades federais. A lista inclui nomes conhecidos, como:

  • Rogério de Andrade – contraventor ligado ao jogo do bicho;
  • Luiz Antônio da Silva Braga (Zinho) – chefe de uma das maiores milícias do estado;
  • Robson Aguiar Oliveira (Binho) – líder do tráfico no Morro do Engenho da Rainha.

A meta do governo é continuar removendo criminosos que representam risco à ordem pública e ao sistema prisional estadual.

Próximos Passos

A Seap-RJ já prepara novas transferências. O governo mantém sigilo sobre os próximos nomes para evitar liminares que impeçam a saída dos detentos. A estratégia busca impedir que líderes criminosos sigam comandando suas facções mesmo atrás das grades.

A transferência de Breno do Guandu reforça a política de endurecimento contra facções e indica que o estado não pretende recuar no combate ao crime organizado.

Fonte: diariodorio.com/g1.globo.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.