Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

União Europeia e Ucrânia exigem participação no processo de paz e criticam decisão unilateral de Washington e Moscou.

Encontro entre o ditador da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente dos EUA, Donald Trump, à margem da cúpula dos líderes do G20 em Osaka, Japão, em 2019 (Foto: EFE/ Michael Klimentyev/sputnik/kremlin)

A proposta de paz entre Rússia e Ucrânia sugerida por Donald Trump e Vladimir Putin gerou forte reação internacional. A União Europeia e o governo ucraniano afirmaram que qualquer negociação precisa incluir Kiev, rejeitando a possibilidade de um acordo imposto unilateralmente.

Trump e Putin discutem fim da guerra

Em um telefonema de uma hora e meia, Trump e Putin concordaram que a guerra na Ucrânia pode ser encerrada por meio de negociações pacíficas. O Kremlin confirmou a conversa e destacou que ambos os líderes demonstraram “vontade política” para encontrar uma solução.

Segundo Dmitry Peskov, porta-voz do governo russo, os dois presidentes planejam um encontro presencial, possivelmente na Arábia Saudita, para iniciar as tratativas. No entanto, Peskov negou que tenham discutido detalhes como um cessar-fogo imediato ou a suspensão de sanções.

Trump também afirmou que a Ucrânia não será admitida na Otan e que Kiev deverá ceder territórios ocupados pela Rússia, o que intensificou a rejeição à proposta.

Rejeição europeia e ucraniana

Líderes europeus condenaram a tentativa de um acordo sem consulta à Ucrânia. Kaja Kallas, chefe da diplomacia da UE, declarou que “qualquer acerto rápido será um acordo sujo” e garantiu apoio total a Kiev caso Zelenski decida resistir.

O chanceler ucraniano Andrii Sibiha reforçou que “nada pode ser discutido sobre a Ucrânia sem a Ucrânia”. Ele também reiterou a necessidade da entrada do país na Otan para garantir sua segurança a longo prazo.

Zelenski enfrenta crise interna

Enquanto a discussão internacional se intensifica, a situação política de Zelenski dentro da Ucrânia também se agrava. O presidente sancionou Petro Porochenko, seu antecessor e um dos principais adversários políticos, congelando seus bens sob a acusação de ameaça à segurança nacional. O gesto gerou críticas de opositores, que alegam tentativa de perpetuação no poder.

Por outro lado, a economia reagiu positivamente às notícias. O rublo atingiu seu patamar mais alto desde setembro e os títulos soberanos da Ucrânia em dólar também valorizaram.

Futuro das negociações

A próxima etapa das conversas ocorrerá na Conferência de Segurança de Munique, onde Zelenski e o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, discutirão os desdobramentos. No entanto, a resistência europeia e ucraniana pode dificultar qualquer acordo entre Washington e Moscou.

Enquanto isso, os combates continuam no leste da Ucrânia. O exército russo anunciou a captura de mais uma cidade na região, aumentando a pressão sobre Kiev.

Fontes:
g1.globo.com
folha.uol.com.br
gazetadopovo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.