Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Secretaria Municipal de Saúde inicia imunização com foco em idosos de instituições de longa permanência; doses da Pfizer Baby também chegaram para crianças pequenas.

Foto: Edu Kapps/SMS

A Prefeitura do Rio de Janeiro retomou nesta quarta-feira (7) a vacinação contra a covid-19, agora com doses atualizadas para a variante JN.1.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu 20.700 doses do imunizante e iniciou a aplicação em idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

Além disso, a cidade também recebeu 13.040 doses da vacina Pfizer Baby, destinada a crianças entre seis meses e quatro anos de idade.
A nova campanha acontece em meio ao aumento de circulação de variantes respiratórias e reforça a importância da vacinação preventiva.

Proteção contra a nova variante

A vacina atualizada é segura e eficaz contra a cepa JN.1, considerada altamente transmissível.
Ela reduz significativamente os riscos de complicações, internações e mortes associadas à covid-19.

Para receber a nova dose, é necessário que a pessoa tenha tomado a última aplicação há pelo menos um ano.
A SMS reforça que os idosos de ILPIs são o primeiro grupo prioritário, mas outros públicos serão incluídos conforme a chegada de mais lotes.

Estrutura de vacinação disponível na cidade

Ao longo das próximas semanas, a prefeitura ampliará a vacinação nas 240 salas de imunização localizadas nas unidades de Atenção Primária.
Esses locais incluem clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados por toda a cidade.

Além disso, o Super Centro Carioca de Vacinação, com unidades em Botafogo e no Park Shopping Campo Grande, também estará aplicando as doses.
A SMS garante que há estrutura suficiente para atender toda a população prioritária à medida que os lotes forem entregues.

Outras vacinas também são recomendadas

Simultaneamente à campanha contra a covid-19, a Secretaria orienta a população a atualizar o calendário vacinal para outras doenças.
Estão disponíveis, por exemplo, as vacinas contra a gripe (influenza), sarampo e febre amarela.

A campanha contra a gripe já está em andamento e terá o “Dia D” de mobilização no próximo sábado, dia 10 de maio.
A Secretaria também alerta para o risco de surtos de sarampo e febre amarela, que vêm sendo registrados em estados vizinhos.
Por isso, manter a vacinação em dia é fundamental para evitar epidemias.

Fonte: prefeitura.rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.