Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Secretaria Municipal de Saúde mobiliza pontos estratégicos para imunização e reforça prevenção em meio a casos confirmados em cidades vizinhas

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A cidade do Rio de Janeiro iniciou, nesta segunda-feira (24), uma campanha intensiva de vacinação contra o sarampo. Com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal e evitar a disseminação da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou postos de vacinação em locais com alta circulação de pessoas.

Os pontos de imunização funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, no Terminal Gentileza, na região portuária, e no Aeroporto Santos Dumont, na área central da cidade. Além disso, a Central do Brasil oferece vacinação às terças e quintas-feiras, no mesmo horário. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, também acompanhou o início das ações.

Objetivo da Campanha e Público-Alvo

A SMS explicou que a campanha tem como foco garantir que adultos de 18 a 59 anos, ainda não imunizados, recebam a vacina. Para jovens entre 18 e 29 anos, que tomaram apenas uma dose, a recomendação é completar o esquema vacinal com a segunda dose.

Em relação às crianças, a vacina está disponível em todas as 239 unidades de Atenção Primária do município, como clínicas da família e centros municipais de saúde. Quem preferir pode procurar o Super Centro Carioca de Vacinação em Botafogo, aberto diariamente das 8h às 22h, ou a unidade em Campo Grande, no ParkShoppingCampoGrande, cujo horário acompanha o funcionamento do shopping.

Sarampo: Risco e Prevenção

O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa, transmitida por contato direto com secreções respiratórias. Mesmo ambientes fechados, como escolas e creches, podem favorecer a propagação do vírus. Embora o Rio de Janeiro não tenha registrado casos da doença em 2025, cidades vizinhas, como São João de Meriti, confirmaram dois casos recentemente.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), em parceria com o Ministério da Saúde, promoveu no último sábado (22) um dia de vacinação em São João de Meriti. Além de aplicar cerca de duas mil doses da vacina, equipes de saúde realizaram uma busca ativa por casos suspeitos na região.

Ações Complementares e Monitoramento

Para fortalecer a resposta rápida diante dos casos, a SES-RJ também capacitou profissionais de saúde na sexta-feira (21). Durante a formação, as equipes receberam orientações sobre o uso de tecnologias para registro das vacinas e identificação precoce de possíveis novos casos.

A Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello, destacou o compromisso em conter a propagação da doença. “Estamos trabalhando em conjunto com o Ministério da Saúde e o município de São João de Meriti para garantir uma resposta eficaz”, afirmou.

Já Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações, reforçou a importância da vacinação. “A tríplice viral é uma vacina segura e eficaz, usada há mais de 30 anos. Com a imunização em dia, conseguimos manter o país protegido contra o sarampo”, destacou.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/abcdoabc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.