Vinicius Drummond, bicheiro alvo de tiros na Barra da Tijuca, no RJ • Reprodução/Redes Sociais
O bicheiro Vinicius Pereira Drumond, herdeiro do esquema do jogo do bicho no Rio, sofreu um atentado a tiros nesta quinta-feira (11), por volta das 11h da manhã. O ataque aconteceu na Avenida das Américas, nas proximidades da estação BRT Ricardo Marinho, na Barra da Tijuca, Zona Oeste da capital.
De acordo com testemunhas, homens armados dispararam contra o carro de luxo blindado que o contraventor dirigia, um Porsche avaliado em mais de R$ 1 milhão. Os tiros atingiram os vidros do veículo, que resistiram à investida. Mesmo assim, estilhaços feriram Vinicius levemente.
Vinicius Drumond foi socorrido e liberado
Vinicius procurou atendimento no Hospital Barra D’Or, também na Barra. A unidade confirmou que ele deu entrada com escoriações causadas por fragmentos de vidro e foi liberado em seguida. O ataque assustou pedestres e motoristas que passavam pela movimentada via.
A Polícia Civil isolou o local do ataque e realizou perícia. O tráfego na pista central da Avenida das Américas, sentido São Conrado, precisou ser interditado temporariamente, causando congestionamentos. O caso agora está sob responsabilidade da Delegacia de Homicídios da Capital (DHC).
Herança do crime: quem é Vinicius Drumond
Filho do falecido bicheiro Luizinho Drumond, ex-patrono da Imperatriz Leopoldinense, Vinicius herdou parte da estrutura criminosa do pai. Atualmente, é apontado como um dos líderes da nova geração do jogo do bicho no Rio de Janeiro, com operações que se estendem para além da capital, alcançando estados como Pará e Amapá.
Além da contravenção, ele é investigado por comandar uma quadrilha envolvida no furto de petróleo de dutos da Petrobras. Segundo a Polícia Civil, o grupo financiado por Vinicius desviava grandes volumes de óleo cru para revenda no mercado clandestino, movimentando milhões de reais.
As investigações apontam que o dinheiro do jogo do bicho foi usado para financiar a logística do esquema: equipamentos sofisticados, veículos e pagamento a funcionários. Na residência de Vinicius, durante uma operação anterior, policiais apreenderam joias, relógios, dinheiro em espécie, computadores e duas BMWs.
Investigado por assassinato de advogado
Vinicius também é investigado pelo possível envolvimento na morte do advogado Rodrigo Marinho Crespo, assassinado em fevereiro de 2024, no Centro do Rio, em frente à sede da OAB. O crime, segundo apuração da Polícia Civil, teria sido encomendado em meio a disputas internas da contravenção.
Um policial militar preso por participação no homicídio teria ligações diretas com Vinicius. O carro utilizado para seguir a vítima teria sido alugado em uma locadora supostamente controlada por ele. A morte do advogado também gerou atritos entre Vinicius e outros nomes do crime organizado.
Influência nas escolas de samba
Além da atuação criminosa, Vinicius teve participação ativa no carnaval carioca. Já foi vice-presidente da Imperatriz Leopoldinense, mas atualmente se afastou da agremiação. Recentemente, foi anunciado como patrono da escola de samba Em Cima da Hora, da Série Ouro.
Fontes:
cnnbrasil.com.br
g1.globo.com