Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Com a medida, o valor do gás natural acumula queda de 23% desde 2022, mas impacto no consumidor final é incerto.

Foto: André Motta de Souza / Agência Petrobras

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira (30), uma redução média de 1% no preço do gás natural para distribuidoras, que já entrou em vigor a partir de 1º de fevereiro. A medida reflete as regras de reajustes trimestrais previstas nos contratos da empresa com as distribuidoras e foi impulsionada pelas oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

Segundo a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, o preço médio da molécula do gás natural já acumula uma queda de 23% desde dezembro de 2022. “Essa redução de 1% no preço do gás natural reflete as mudanças nos mercados internacionais, com a queda de 6% no preço do Brent e 5,3% na taxa de câmbio”, explicou.

Contudo, a estatal esclareceu que a diminuição não afeta o preço do gás de cozinha (GLP), comercializado em botijões ou a granel, que permanece com os valores inalterados. Além disso, a Petrobras alertou que o preço final do gás natural ao consumidor não depende apenas da venda pela companhia, mas também de outros custos, como transporte, tributos e margens de lucro das distribuidoras.

O gás natural veicular (GNV) também não terá garantia de redução, pois o preço nos postos de revenda está sujeito a custos adicionais. Mesmo com a redução no preço para as distribuidoras, não é possível assegurar que os postos ou distribuidoras repassem essa diminuição diretamente ao consumidor final.

Fontes: olhardigital.com.br/cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.