Transporte gratuito no Carnaval: uma reivindicação crescente
Parlamentares do Rio de Janeiro estão se mobilizando para garantir transporte público gratuito e 24h para a população durante o período de Carnaval. O movimento, intitulado “Folia sem Catracas”, busca convencer o Governo do Estado e a Prefeitura a implementar a medida, promovendo o acesso irrestrito à festa para foliões, trabalhadores ambulantes e cidadãos em geral. O manifesto será apresentado ao governador Cláudio Castro nesta quarta-feira (05/02).
Apoio de deputados e vereadores à causa
Atualmente, o manifesto conta com o apoio de 13 deputados estaduais, entre eles Dani Monteiro, Flávio Serafini, Renata Souza e Yuri Moura (PSOL); Carla Machado, Érika Takimoto, Marina do MST, Verônica Lima e Zeidan (PT); Dani Balbi e Lilian Behring (PCdoB); Vitor Junior (PDT); e Carlos Minc (PSD). Além disso, a iniciativa está sendo articulada na Câmara Municipal do Rio, com o apoio dos vereadores Leonel de Esquerda e Maíra do MST, ambos do PT.
O objetivo do movimento “Tarifa Zero RJ”
O movimento, criado pelo grupo “Tarifa Zero RJ”, visa pressionar o poder público para que a implementação do transporte gratuito durante o Carnaval seja concretizada. A proposta busca garantir que todos, independentemente de sua condição financeira, possam participar das festividades com acesso ao transporte sem limitações de horário e custo.
Mobilização e abaixo-assinado online
Além das articulações políticas, o movimento convida a população a apoiar a causa assinando o manifesto na plataforma Change.org. A ação é vista como uma forma de engajar a sociedade em um debate sobre a democratização do transporte público e a acessibilidade durante grandes eventos na cidade.
Fontes: diariodorio.com/ portalleovip.com.br