Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Presidente assina ordem executiva e critica canudos de papel, contrariando tendência global de redução do plástico descartável.

Donald Trump, presidente dos EUA: defensor contumaz dos canudos de plástico  Foto: Montagem/IstoÉ

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou nesta segunda-feira (10) uma ordem executiva para incentivar o uso de canudos plásticos em larga escala. A decisão revoga diretrizes ambientais da administração de Joe Biden, que buscavam reduzir o consumo de plásticos descartáveis no país.

Críticas aos canudos de papel

Durante a assinatura do decreto, Trump ironizou os canudos de papel, dizendo que eles “não funcionam” e que “se dissolvem rapidamente em contato com líquidos quentes”. Em suas redes sociais, ele reforçou a posição e chamou a política ambiental de Biden de “ridícula”. “A ORDEM do Crooked Joe, ‘NÃO USE CANUDOS DE PLÁSTICO, SÓ PAPEL’, ESTÁ MORTA!”, escreveu na Truth Social.

Reprodução: Metropoles

Impacto ambiental e críticas de especialistas

O analista ambiental Pedro Côrtes alerta que os Estados Unidos consumiam cerca de 500 milhões de canudos plásticos por ano antes da restrição imposta por Biden. Ele destaca que o material pode levar até 200 anos para se decompor e libera micropartículas que entram na cadeia alimentar humana. Estudos recentes indicam a presença de microplásticos no cérebro humano, aumentando preocupações sobre os riscos à saúde.

Motivações econômicas e políticas

A decisão de Trump também está alinhada com sua política de apoio à indústria do petróleo, setor diretamente beneficiado pelo aumento da demanda por plásticos. Atualmente, 16 estados americanos adotam normativas ambientais mais rigorosas, sendo a maioria governada por democratas. A revogação da medida federal reacende o debate sobre sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

Fontes:
istoe.com.br
cnnbrasil.com.br
noticias.uol.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.