Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Temperaturas elevadas podem quebrar recorde de fevereiro. Prefeitura intensifica medidas de alerta à população.

O Rio de Janeiro se prepara para enfrentar uma onda de calor extremo nos próximos dias. O Sistema Alerta Rio e a Climatempo indicam que as temperaturas podem ultrapassar os 40ºC, com sensação térmica superior a 50ºC. As previsões meteorológicas apontam para o pico de calor nesta terça-feira (18), quando a cidade pode registrar até 43ºC.

Possibilidade de recorde de calor

O maior recorde de temperatura registrado em fevereiro foi de 41,8°C, no ano passado. Este ano, a cidade corre o risco de superar essa marca, com uma sequência de dias intensamente quentes. De acordo com a meteorologista Raquel Franco, as altas temperaturas serão agravadas pela umidade do ar, que pode alcançar 32% entre 12h e 15h, ampliando a sensação de calor.

Medidas emergenciais da prefeitura

Com o aumento das temperaturas, a Prefeitura do Rio anunciou um conjunto de ações emergenciais. O Centro de Operações Rio (COR-Rio) monitorará as condições térmicas e ampliará a oferta de água nos pontos estratégicos da cidade. Se o nível de calor atingir a fase 4 do protocolo municipal, serão disponibilizados 58 pontos de resfriamento, com áreas de sombra e hidratação para a população, incluindo vilas olímpicas, parques e Naves do Conhecimento.

Recomendações de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recomenda que a população beba bastante água, evite exposição ao sol entre 10h e 16h e use roupas leves. O uso de protetor solar e acessórios como chapéus e óculos escuros também é fundamental para prevenir queimaduras e problemas de saúde. O alerta é para os sinais de desidratação, como dor de cabeça, tontura e fraqueza, que podem levar a complicações mais graves.

Cuidado com grupos vulneráveis

A Prefeitura reforçou a necessidade de cuidados especiais com grupos vulneráveis, como idosos, crianças e pessoas em situação de rua. Além disso, a rede de saúde municipal estará preparada para um possível aumento de atendimentos devido aos impactos do calor extremo. Casos de desidratação e queimaduras de pele têm sido mais frequentes nas emergências.

Impactos na saúde e no cotidiano

O calor extremo pode provocar uma série de sintomas adversos, como aumento da taxa de respiração, agravamento de doenças respiratórias e problemas cardíacos. A população deve estar atenta aos sinais e procurar atendimento médico caso apresente sintomas graves, como febre alta e confusão mental. O secretário de Saúde, Daniel Soranz, também alertou sobre o uso inadequado de ceras para cabelo e protetor solar caseiro, que podem causar queimaduras.

Mudanças climáticas e adaptação urbana

Além das medidas emergenciais, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Clima trabalha em projetos de reflorestamento e outras iniciativas para mitigar os efeitos do calor na cidade. A prefeita Tainá de Paula ressaltou que o Rio de Janeiro está se adaptando às altas temperaturas, mas alertou que a diminuição das temperaturas depende de ações globais para combater as mudanças climáticas.

Fontes: diariodorio.com/agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.