Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Polícia encontrou artefatos explosivos inacabados e bilhetes com ameaças na casa do suspeito, que foi preso após resistência, mas liberado posteriormente.

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um homem de 52 anos após ele tentar invadir a sede do Supremo Tribunal Federal (STF) e ameaçar ministros. O suspeito pulou a cerca de proteção do prédio na última quarta-feira (26), mas foi impedido de prosseguir. Durante a abordagem, ele proferiu ofensas e hostilizações contra membros da Corte.

Artefatos explosivos e indícios de ataque extremista

Após investigação, agentes da Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCEV) cumpriram um mandado de busca na residência do suspeito, localizada em Samambaia, região metropolitana de Brasília. No local, a polícia encontrou materiais para a fabricação de uma bomba caseira semelhante à usada por Tiü França, homem que se explodiu na Praça dos Três Poderes em novembro de 2023. O artefato estava em fase de preparação e necessitava apenas de pólvora e pavio para ser ativado.

Os investigadores também apreenderam bilhetes que confirmavam as intenções violentas do suspeito, além de um casaco de uso exclusivo da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A PCDF segue apurando se o homem tem conexões com grupos extremistas e possíveis ligações políticas.

Resistência à prisão e soltura do suspeito

No momento da operação, o homem resistiu à prisão e desacatou os policiais. Os agentes usaram força moderada para contê-lo e o autuaram em flagrante pelos crimes de resistência e desacato. No entanto, ele foi liberado após prestar depoimento. A polícia mantém a investigação ativa para coletar mais elementos que possam embasar novas acusações.

Terceira tentativa de ataque ao STF em quatro meses

Este é o terceiro caso de tentativa de ataque ao STF desde novembro. O primeiro ocorreu quando Tiü França detonou explosivos na Praça dos Três Poderes. O segundo foi registrado em dezembro, quando Lucas Ribeiro Leitão foi preso na Bahia ao tentar pegar carona para Brasília, onde planejava ataques.

O episódio ocorre dez dias após a Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado. Desde os atos de 8 de janeiro de 2023, o STF e seus ministros receberam mais de mil ameaças por e-mail, algumas delas incentivando ataques contra a Corte.

Fontes:
metropoles.com
agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.