Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Comissões se reúnem para analisar impactos da reforma e propor soluções para aluguel de imóveis por temporada.

A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro deu início, nesta semana, às discussões sobre a reforma tributária e a regulamentação das plataformas de aluguel por temporada, como o Airbnb e Booking.com. Na segunda-feira (10), ocorreu a instalação da comissão especial destinada a analisar os impactos da reforma tributária na saúde financeira da cidade.

Regulamentação do aluguel por temporada

Na terça-feira (11), a Câmara instalou outra comissão especial, que vai estudar as políticas públicas para regulamentar os aluguéis de imóveis por temporada. O objetivo é estabelecer regras claras para o uso dessas plataformas digitais, que têm crescido consideravelmente nos últimos anos.

Conflito de opiniões: Tributo x Liberdade de Mercado

A discussão sobre a regulamentação do aluguel por temporada gerou polêmica entre os vereadores. O vereador Salvino Oliveira (PSD) defende um projeto que institui a cobrança de tributos sobre o serviço, argumentando que a falta de regras claras tem gerado impactos sociais negativos. “Essas mudanças estão afetando a dinâmica dos bairros, com aumento no preço dos aluguéis e até riscos à segurança”, afirmou Oliveira.

Por outro lado, o vereador Pedro Duarte (Novo) se posiciona contra a medida. Duarte acredita que o modelo de negócios trazido pelas plataformas de aluguel tem sido fundamental para acomodar o aumento do turismo na cidade sem elevar excessivamente os preços. “Impor tributos e burocracias nesse momento só prejudicará quem aluga seus imóveis por curtos períodos”, afirmou o vereador.

Composição das comissões

A comissão sobre a reforma tributária conta com os seguintes integrantes: Rafael Aloisio Freitas (PSD), Rosa Fernandes (PSD), Tânia Bastos (Republicanos), Pedro Duarte (Novo) e Flavio Valle (PSD).

Já a comissão sobre o aluguel por temporada é composta por: Salvino Oliveira (PSD), Junior da Lucinha (PSD), Partor Deangeles Percy (PSD), Pedro Duarte (Novo) e Talita Galhardo (PSDB).

Fontes: temporealrj.com/diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.