O Theatro Municipal do Rio de Janeiro começa, nesta quarta-feira (2), a venda antecipada de ingressos para a temporada 2025. A programação, que abrange desde balés e concertos até óperas de renome, visa aproximar a cultura de diferentes classes sociais. A venda será realizada no site oficial e na bilheteira do teatro, com ingressos acessíveis e ofertas de eventos gratuitos.
A programação de 2025 inclui obras de grandes compositores como Beethoven, Mozart, Tchaikovsky, Heitor Villa-Lobos e muitos outros, além de peças emblemáticas como O Lago dos Cisnes e O Quebra-Nozes. O Theatro também promoverá concertos didáticos e sessões populares para crianças e jovens, aproximando o público da música clássica de forma descontraída e educativa.
Democratização e Acessibilidade:
Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, a presidente da Fundação do Theatro Municipal, Clara Paulino, destacou a importância das iniciativas de redução de preços e a promoção de eventos gratuitos, como o projeto Ópera ao Meio-Dia, que visa atrair trabalhadores no horário de almoço. Segundo ela, “é fundamental garantir que todos, independentemente da classe social, tenham acesso à arte e à cultura”.
O Theatro Municipal também contará com o projeto Música Brasileira em Foco, que trará a riqueza da música nacional, e homenagens como a celebração do aniversário de 116 anos do teatro com a apresentação da ópera Os Pescadores de Pérolas, de Georges Bizet, em julho. Para o mês de outubro, o destaque será o espetáculo Frida, que celebra a trajetória da artista mexicana Frida Kahlo.
Acesso Facilitado e Planejamento:
A venda antecipada permitirá que o público tenha mais facilidade no planejamento para acompanhar os espetáculos da temporada. Os ingressos estarão disponíveis para compra online e presencial, com limite de dois ingressos por CPF. A iniciativa visa proporcionar maior comodidade para os espectadores e garantir um bom planejamento tanto para os produtores quanto para os visitantes.
Fontes: agenciabrasil.ebc.com.br/diariodorio.com/