Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Com a ajuda de tecnologias inovadoras, Drummond ganha vida em uma experiência imersiva que conecta o público a pontos históricos e culturais do Rio de Janeiro.

Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros, “ganhou vida” em um projeto inovador do museu virtual Rio Memórias. No vídeo promocional, o poeta aparece saindo de sua icônica estátua em Copacabana, ajustando seus óculos e, com a ajuda de um celular, interage com a placa do projeto “Aqui Tem Memória”. Em seguida, ele desliza de patinete pelo calçadão, oferecendo aos espectadores uma verdadeira viagem no tempo.

Projeto “Aqui Tem Memória”

O projeto “Aqui Tem Memória” é uma colaboração entre o Rio Memórias e a Secretaria Municipal de Turismo, e visa enriquecer a experiência do visitante com informações sobre pontos históricos e culturais da cidade. Já na segunda etapa, 41 placas informativas foram instaladas em locais estratégicos como monumentos, estátuas e pontos turísticos. Cada placa contém um código QR, que direciona o visitante ao site do Rio Memórias, onde ele pode acessar textos em português e inglês, além de recursos de acessibilidade.

Recursos Multimídia para Uma Experiência Completa

Além de textos, algumas páginas possuem áudios narrativos que trazem informações extras e ambientações sonoras. A experiência auditiva permite que o público sinta a história de cada ponto de maneira imersiva. O Rio Memórias traz não só história, mas também cultura, com recursos adicionais como trilhas sonoras que transportam os ouvintes ao passado.

Circuitos Culturais e Históricos do Rio de Janeiro

No circuito Ipanema/Copacabana, junto a Drummond, encontram-se estátuas de figuras como Clarice Lispector e pontos como o famoso Calçadão. Além disso, o projeto se estende a áreas como Lapa/Glória, Praça XV, Zona Norte, Centro/Cinelândia e o Caminho do Samba, em Oswaldo Cruz. Estátuas de músicos como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Pixinguinha, Noel Rosa e Luiz Gonzaga também fazem parte da narrativa cultural do projeto.

Tecnologia e Cultura Caminhando Juntas

A integração da inteligência artificial com a preservação cultural é um dos pontos altos do projeto, que oferece aos cariocas e turistas uma maneira moderna e interativa de explorar o patrimônio histórico da cidade. Ao usar tecnologia de ponta, o Rio Memórias transforma cada visita em uma experiência personalizada e enriquecedora, conectando as novas gerações ao legado cultural da cidade.

Fontes: diariodorio.com/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia. Estreia será diante dos africanos, no dia 13 de junho. Mundial terá 48 participantes pela primeira vez

Vítima foi achada pela PM no bairro Iguaba Pequena com ferimentos de arma de fogo no rosto e nas pernas; caso é tratado como homicídio doloso.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE
Coordenadora pedagógica é presa suspeita de torturar crianças em creche de Copacabana

Dcav afirma que suspeita sufocava, agredia e isolava alunos. Prisão ocorreu no Méier.

IMAGENS PARA O SITE (13)
Réveillon Rio 2026 terá maior espetáculo de fogos da história, 1.200 drones e 13 palcos com atrações inéditas

Com 13 palcos espalhados pela cidade, o Réveillon 2026 promete a maior festa de Ano Novo do mundo com novidades tecnológicas, megashows e ocupação hoteleira acima de 65%.

IMAGENS PARA O SITE (12)
Motorista morre após arrastão terminar em tiroteio entre criminosos e policiais penais em Benfica

Vítima foi rendida por criminosos antes de ser atingida no confronto; viatura da Seap foi alvejada e um suspeito acabou preso após ser baleado.