Carlos Drummond de Andrade, um dos maiores poetas brasileiros, “ganhou vida” em um projeto inovador do museu virtual Rio Memórias. No vídeo promocional, o poeta aparece saindo de sua icônica estátua em Copacabana, ajustando seus óculos e, com a ajuda de um celular, interage com a placa do projeto “Aqui Tem Memória”. Em seguida, ele desliza de patinete pelo calçadão, oferecendo aos espectadores uma verdadeira viagem no tempo.
Projeto “Aqui Tem Memória”
O projeto “Aqui Tem Memória” é uma colaboração entre o Rio Memórias e a Secretaria Municipal de Turismo, e visa enriquecer a experiência do visitante com informações sobre pontos históricos e culturais da cidade. Já na segunda etapa, 41 placas informativas foram instaladas em locais estratégicos como monumentos, estátuas e pontos turísticos. Cada placa contém um código QR, que direciona o visitante ao site do Rio Memórias, onde ele pode acessar textos em português e inglês, além de recursos de acessibilidade.
Recursos Multimídia para Uma Experiência Completa
Além de textos, algumas páginas possuem áudios narrativos que trazem informações extras e ambientações sonoras. A experiência auditiva permite que o público sinta a história de cada ponto de maneira imersiva. O Rio Memórias traz não só história, mas também cultura, com recursos adicionais como trilhas sonoras que transportam os ouvintes ao passado.
Circuitos Culturais e Históricos do Rio de Janeiro
No circuito Ipanema/Copacabana, junto a Drummond, encontram-se estátuas de figuras como Clarice Lispector e pontos como o famoso Calçadão. Além disso, o projeto se estende a áreas como Lapa/Glória, Praça XV, Zona Norte, Centro/Cinelândia e o Caminho do Samba, em Oswaldo Cruz. Estátuas de músicos como Tom Jobim, Dorival Caymmi, Pixinguinha, Noel Rosa e Luiz Gonzaga também fazem parte da narrativa cultural do projeto.
Tecnologia e Cultura Caminhando Juntas
A integração da inteligência artificial com a preservação cultural é um dos pontos altos do projeto, que oferece aos cariocas e turistas uma maneira moderna e interativa de explorar o patrimônio histórico da cidade. Ao usar tecnologia de ponta, o Rio Memórias transforma cada visita em uma experiência personalizada e enriquecedora, conectando as novas gerações ao legado cultural da cidade.
Fontes: diariodorio.com/