Na madrugada desta sexta-feira (9), o Cristo Redentor exibiu a imagem de Papa Leão XIV. A projeção também trouxe a tradicional frase “Habemus Papam”. A mensagem simbolizou esperança, fé e união para fiéis do mundo inteiro.
De acordo com o Santuário Cristo Redentor, a homenagem buscou reforçar valores de paz e fraternidade. O reitor do Santuário, Padre Omar, pediu orações para o novo pontífice.
“Rezemos pelo Santo Padre, para que, sob o olhar do Redentor, siga guiando a humanidade no caminho do amor, da paz e da fraternidade”, declarou o sacerdote.
Quem é Papa Leão XIV
Robert Francis Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos. Ele foi eleito Papa nesta quinta-feira (8), no Conclave do Vaticano, adotando o nome de Leão XIV.
Prevost é o primeiro papa americano da história e também possui cidadania peruana. Durante anos, ele atuou como missionário no Peru, onde foi nomeado bispo em 2015.
Considerado progressista e próximo do Papa Francisco, Prevost defende uma Igreja missionária, próxima dos pobres e voltada para a paz.
Em sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV afirmou:
“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”.
O novo papa também declarou o desejo de seguir os caminhos de Francisco:
“Queremos ser uma Igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”.
Papa Leão XIV já esteve no Brasil
Robert Prevost tem laços profundos com a América Latina. Ele esteve diversas vezes no Brasil, especialmente entre 2012 e 2013, quando atuava como prior-geral da ordem dos agostinianos.
Em 2012, visitou a Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Engenho Novo, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, participou da Jornada Mundial da Juventude, também no Brasil.
O frei Álefe Lucas, que o conheceu na formação sacerdotal, destacou sua simplicidade e empatia:
“Ele conhece a realidade da América Latina, suas dores e sofrimentos. É uma pessoa muito próxima do povo. Acho que vai ser um papado fiel ao que ele acredita.”
Visitas a outros locais no Brasil
O agora papa também visitou São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto e o Santuário Nacional de Aparecida. Em 2013, participou da Jornada Agostiniana da Juventude e da Pré-Jornada Mundial da Juventude no Colégio Agostiniano Mendel.
Durante essas visitas, Prevost acompanhava jovens missionários e participava de encontros religiosos voltados à juventude da América Latina.
Antes do conclave, Prevost tinha outra visita marcada ao Brasil. Ele participaria da Assembleia Geral dos Bispos de 2025, promovida pela CNBB, em Aparecida.
Fontes:
g1.globo.com
cnnbrasil.com.br