Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Robert Francis Prevost é o novo líder da Igreja Católica. Ele já esteve diversas vezes no Brasil e foi homenageado no Cristo Redentor com projeção histórica.

Na madrugada desta sexta-feira (9), o Cristo Redentor exibiu a imagem de Papa Leão XIV. A projeção também trouxe a tradicional frase “Habemus Papam”. A mensagem simbolizou esperança, fé e união para fiéis do mundo inteiro.

De acordo com o Santuário Cristo Redentor, a homenagem buscou reforçar valores de paz e fraternidade. O reitor do Santuário, Padre Omar, pediu orações para o novo pontífice.

“Rezemos pelo Santo Padre, para que, sob o olhar do Redentor, siga guiando a humanidade no caminho do amor, da paz e da fraternidade”, declarou o sacerdote.

Quem é Papa Leão XIV

Robert Francis Prevost, de 69 anos, nasceu em Chicago, nos Estados Unidos. Ele foi eleito Papa nesta quinta-feira (8), no Conclave do Vaticano, adotando o nome de Leão XIV.

Prevost é o primeiro papa americano da história e também possui cidadania peruana. Durante anos, ele atuou como missionário no Peru, onde foi nomeado bispo em 2015.

Considerado progressista e próximo do Papa Francisco, Prevost defende uma Igreja missionária, próxima dos pobres e voltada para a paz.

Em sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro, Leão XIV afirmou:

“A paz esteja com todos vocês. Esta é a primeira saudação do Cristo ressuscitado. Eu também gostaria que essa saudação de paz entrasse no coração de vocês”.

O novo papa também declarou o desejo de seguir os caminhos de Francisco:

“Queremos ser uma Igreja sinodal, que avança, que busca sempre a paz, a caridade, sempre estar próxima, principalmente daqueles que sofrem”.

Papa Leão XIV já esteve no Brasil

Robert Prevost tem laços profundos com a América Latina. Ele esteve diversas vezes no Brasil, especialmente entre 2012 e 2013, quando atuava como prior-geral da ordem dos agostinianos.

Em 2012, visitou a Paróquia Nossa Senhora da Consolação e Correia, no Engenho Novo, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, participou da Jornada Mundial da Juventude, também no Brasil.

O frei Álefe Lucas, que o conheceu na formação sacerdotal, destacou sua simplicidade e empatia:

“Ele conhece a realidade da América Latina, suas dores e sofrimentos. É uma pessoa muito próxima do povo. Acho que vai ser um papado fiel ao que ele acredita.”

Visitas a outros locais no Brasil

O agora papa também visitou São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto e o Santuário Nacional de Aparecida. Em 2013, participou da Jornada Agostiniana da Juventude e da Pré-Jornada Mundial da Juventude no Colégio Agostiniano Mendel.

Durante essas visitas, Prevost acompanhava jovens missionários e participava de encontros religiosos voltados à juventude da América Latina.

Antes do conclave, Prevost tinha outra visita marcada ao Brasil. Ele participaria da Assembleia Geral dos Bispos de 2025, promovida pela CNBB, em Aparecida.

Fontes:
g1.globo.com
cnnbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.