Estêvão comemora um dos gols do Brasil contra Senegal (Foto: Getty Images)
O Brasil empatou em 1 a 1 com a Tunísia nesta terça-feira, em amistoso realizado em Lille como preparação para a Copa do Mundo de 2026. A seleção brasileira teve atuação apagada e chegou a sair atrás no placar. Mastouri abriu o marcador para os tunisianos aos 22 minutos. Estêvão empatou aos 43, em cobrança de pênalti. No segundo tempo, o time de Carlo Ancelotti teve uma nova chance de virar a partida, mas Lucas Paquetá mandou a penalidade por cima do gol.
A partida
O desempenho brasileiro ficou distante do que havia sido apresentado no amistoso contra Senegal. Desde o início, o Brasil demonstrou dificuldade para criar jogadas efetivas e recorreu aos chutes de longa distância no primeiro tempo, sem grande perigo. A Tunísia apostava nos contra-ataques, principalmente com Abdi pela esquerda.
O gol tunisiano nasceu justamente de um erro brasileiro. Wesley errou na saída de bola e Abdi avançou pelo lado esquerdo para cruzar. Mastouri dominou e finalizou na saída de Bento, abrindo o placar aos 22 minutos. Já aos 42, com auxílio do VAR, o árbitro marcou pênalti por toque de mão de Bronn. Estêvão bateu com precisão e empatou a partida.
Na segunda etapa, o Brasil voltou ainda pior. Danilo e Vitor Roque entraram no intervalo, mas a equipe seguiu com dificuldades para controlar o jogo. O destaque positivo ficou por conta de Vitor Roque, que roubou a bola de Sassi dentro da área aos 32 minutos e sofreu pênalti. A cobrança, por determinação de Carlo Ancelotti, foi feita por Lucas Paquetá, que isolou a bola e desperdiçou a chance da virada.
A mudança no cobrador chamou atenção. Após o jogo, Estêvão explicou por que não bateu o segundo pênalti.
“Foi ordem da… foi ordem ali. Mas claro que apoiei meu companheiro. Temos que treinar para evoluir. Em uma Copa do Mundo a gente tem que aproveitar as oportunidades. Tava com muita vontade bater, mas veio a ordem e dei para meu companheiro. Não foi dessa vez. Agora é trabalhar.”
Próximos desafios
A seleção brasileira volta a campo apenas na Data Fifa de março de 2026, em amistosos contra França e Croácia nos Estados Unidos. O duelo contra a Croácia acontecerá em Orlando, enquanto o confronto com a França será em Boston. A equipe deve estrear a nova camisa amarela no jogo contra os franceses e a nova camisa azul na partida diante dos croatas.