Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Petrópolis e Nova Friburgo enfrentam impactos das chuvas, enquanto Angra dos Reis continua em estado de alarme.

 Foto: Mauro Pimentel / AFP / CP

As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro entre a noite de quarta-feira (3) e a madrugada de quinta-feira (4) afetaram diversas regiões do Estado. As cidades da Região Serrana, como Petrópolis e Nova Friburgo, entraram em estágio de atenção. Em Petrópolis, um trecho da Rua Edgar Assunção, no bairro Independência, afundou, resultando na interdição de parte da via. Técnicos da Defesa Civil avaliam a necessidade de interditar três imóveis nas proximidades. O maior acumulado de chuva nas últimas 24 horas foi de 33 milímetros.

Nova Friburgo também está em estágio de atenção, com a Defesa Civil local recomendando que moradores de áreas de risco busquem abrigos seguros. Embora as sirenes de alerta ainda não tenham sido acionadas, a previsão de chuvas contínuas pode aumentar o volume de água e gerar risco de deslizamentos. Seis residências foram interditadas, mas não houve registros de ocorrências graves até o momento. A Defesa Civil pede que os moradores fiquem atentos às mensagens da autarquia por SMS e a possíveis acionamentos de sirenes.

Costa Verde em alerta

Além da Região Serrana, as cidades da Costa Verde também foram impactadas pelas chuvas. Angra dos Reis continua em estado de alarme, o nível mais grave de alerta. As sirenes foram acionadas três vezes para alertar moradores dos bairros de Belém, Gamboa do Belém e Praia do Abraão, na Ilha Grande. No total, 38 bairros estão sob aviso de evacuação. A Defesa Civil de Angra registrou 262 milímetros de chuva nos últimos 96 horas, e a previsão é que o nível de precipitação precise cair para abaixo de 100 milímetros por 24 horas para que os moradores possam retornar às suas casas.

Em Paraty, a cidade está em estágio de alerta, mas até o momento, não houve ocorrências graves, apenas um alagamento no bairro Patrimônio, que já foi contido. Equipes da Defesa Civil de Paraty estão auxiliando Angra dos Reis nas operações de resgates e recuperação de danos.

Mangaratiba, na Costa Verde, está em estado de emergência desde segunda-feira, com risco de deslizamentos. As sirenes de alerta foram acionadas 204 vezes, e os moradores estão sendo orientados a se abrigar nos pontos de apoio locais. As aulas da rede municipal estão suspensas até segunda-feira, com muitas escolas sendo utilizadas como abrigos temporários.

Fonte: correiodopovo.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Ventos fortes e chuva causados pelo ciclone extratropical levaram ao adiamento das apresentações que aconteceriam neste fim de semana na Brava Arena Jockey.

Fenômeno que atua entre Santa Catarina e São Paulo continua influenciando o clima no Rio. Rajadas chegam a quase 80 km/h e provocam quedas de árvores; melhora é esperada a partir de segunda-feira.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (3)
Cientistas criam computador feito de cogumelos shiitake com chip biológico que alcança quase 6 GHz

Experimento da Universidade de Ohio transforma fungos em chips biodegradáveis que funcionam como memória RAM orgânica. Tecnologia promete mudar o futuro da computação e da inteligência artificial.

IMAGENS PARA O SITE (2)
Fluminense vence Mirassol com gol de Kevin Serna e VAR relâmpago; Zubeldía mantém 100% no Maracanã

Com interferência rápida do VAR e gol de Kevin Serna, o Tricolor bateu o Mirassol, chegou aos 50 pontos e segue firme na briga por vaga direta na Libertadores.

IMAGENS PARA O SITE (1)
EUA venderam 20 fuzis de precisão ao Bope do Rio por R$ 800 mil

Venda foi aprovada pelo governo Biden em 2023, apesar de oposição de diplomatas e especialistas em direitos humanos. Armas chegaram ao Brasil em 2024 e custaram US$ 150 mil.