Danilo durante jogo do Flamengo contra o Juventude — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
O Flamengo terá baixas importantes nas próximas rodadas do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira, Danilo e Alex Sandro foram convocados por Carlo Ancelotti para defender a seleção brasileira nos amistosos contra Senegal, no dia 15 de novembro em Londres, e Tunísia, no dia 18, em Lille, na França.
A convocação, no entanto, traz impacto direto no elenco rubro-negro. Os dois defensores ficarão fora da partida atrasada da 12ª rodada, contra o Sport, marcada também para o dia 15, na Arena Pernambuco. Além disso, existe a possibilidade de ambos não atuarem no clássico contra o Fluminense, pela 34ª rodada, ainda sem data definida pela CBF — podendo ocorrer nos dias 19 ou 20.
O Flamengo tenta planejar a logística de retorno para minimizar os prejuízos, mas ainda não há garantia de que os atletas estarão aptos a tempo. A diretoria também monitora outras convocações, com Plata, Carrascal, Arrascaeta, De la Cruz e Varela com chances de serem chamados por suas respectivas seleções. Já Pulgar ficou fora da convocação do Chile.
Situação dos jogadores no elenco
Danilo assumiu a titularidade devido a um problema no tornozelo do zagueiro Léo Ortiz, que vem sendo preservado fisicamente nas últimas partidas. Já Alex Sandro é hoje o principal lateral-esquerdo do time, mas passa por controle de desgaste devido à forte sequência de jogos na temporada.
Disputa direta pelo título
Atualmente, o Flamengo ocupa a segunda colocação do Brasileirão, com 64 pontos, apenas um atrás do Palmeiras, líder com 65. Em busca da ponta da tabela, o time volta a campo nesta quarta-feira, para enfrentar o São Paulo, na Vila Belmiro.