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Prefeito negocia com o estado nova Linha 6 do metrô, integração do Jaé com o Riocard e gestão municipal da SuperVia.

Metrô Rio: Linha 6 seguiria até o Recreio, na Zona Oeste, atendendo ainda Jacarepaguá e a Zona Norte (MetroRio/Divulgação)

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), apresentou ao secretário estadual de Transportes, Washington Reis, uma proposta ambiciosa para a mobilidade urbana da cidade. Ele defende a criação da Linha 6 do metrô, que ligaria a Zona Norte ao Recreio dos Bandeirantes, passando por Jacarepaguá. Além disso, sugeriu a integração dos sistemas de bilhetagem Jaé e Riocard, além da transferência da gestão da SuperVia à Prefeitura.

Segundo Paes, a prefeitura está disposta a liberar potencial construtivo para viabilizar o financiamento da nova linha. O prefeito usou suas redes sociais para reforçar o compromisso com o projeto e anunciou que já iniciou articulações com o governo estadual.

Linha 6: expansão do metrô da Zona Norte até o Recreio

A Linha 6 tem como objetivo desafogar o trânsito nas regiões da Zona Norte e Zona Oeste, atendendo bairros populosos como Madureira, Taquara e Barra da Tijuca. O novo traçado, ainda em fase de proposta, atenderia uma antiga demanda da população e conectaria áreas com pouca cobertura do transporte sobre trilhos.

Com essa nova linha, a prefeitura pretende melhorar a mobilidade urbana, diminuir o tempo de deslocamento da população e oferecer uma alternativa ao transporte rodoviário. O projeto ainda precisa ser aprovado pelo governo do estado, que não se manifestou oficialmente sobre a proposta até o momento.

Integração do Jaé com o Riocard e críticas à “caixa preta” do transporte

Eduardo Paes condicionou o apoio à expansão do metrô à integração imediata dos sistemas Jaé e Riocard. A medida visa unificar a bilhetagem entre modais municipais — como BRT, ônibus, VLT e vans — e estaduais, como metrô, trens e barcas.

Segundo Paes, essa integração “acaba com a caixa preta dos empresários de ônibus”, aumentando a transparência e a eficiência do sistema de transporte público. No entanto, o governo estadual afirma que a integração depende de decisões judiciais. Em fevereiro, o Tribunal de Contas do Município determinou a suspensão da venda da empresa que opera o Jaé, questionando a legalidade da transação.

Paes quer gestão da SuperVia: “Recuperação como a do BRT”

Outro ponto-chave da proposta é a municipalização da gestão da SuperVia. Paes afirmou que pretende repetir com os trens o processo de reestruturação promovido no sistema BRT. “São anos de maus-tratos ao povo carioca com o péssimo serviço de trens”, criticou o prefeito.

Atualmente, a SuperVia está em recuperação judicial. Em dezembro passado, a Justiça homologou um acordo que prevê a saída da atual concessionária e a transição para uma nova operadora em até nove meses. A proposta de Paes mira justamente esse momento de mudança, oferecendo à prefeitura a chance de assumir o controle da operação ferroviária na capital.

Fontes:
vejario.abril.com.br
diariodorio.com
oglobo.globo.com


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