Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Presidente mexicana Claudia Sheinbaum enviou carta ao Google após a gigante tecnológica confirmar que seguirá ordem de Trump e mudará nome da região para “Golfo da América”.

(Alfredo ESTRELLA/AFP)

A recente decisão do Google de mudar o nome do Golfo do México para “Golfo da América”, como determinado pela administração de Donald Trump, gerou uma reação imediata do governo mexicano. A presidente Claudia Sheinbaum, em uma declaração pública, revelou que enviou uma carta ao CEO do Google, Sundar Pichai, expressando a oposição do México à alteração da nomenclatura.

Na carta, Sheinbaum argumenta que o nome “Golfo do México” tem raízes históricas profundas e é amplamente reconhecido internacionalmente. O termo tem sido utilizado desde o início do século XVII e é aceito por países de diferentes continentes, incluindo os Estados Unidos, desde sua independência em 1776. A presidente mexicana destacou que a mudança unilateral de nomenclatura não respeita os princípios de acordos internacionais sobre a denominação de áreas geográficas compartilhadas.

Em defesa da decisão, o Departamento do Interior dos EUA explicou que o novo nome reflete a importância econômica da região para o país, especialmente nas indústrias de comércio, energia e navegação. O Golfo do México, que banha três países — México, EUA e Cuba —, é considerado um ponto estratégico devido à sua relevância para as economias locais.

Embora a mudança tenha efeito apenas no Google Maps nos Estados Unidos, a preocupação do governo mexicano é com o impacto da plataforma no uso do nome globalmente. Com a importância do Google Maps como ferramenta de navegação mundial, Sheinbaum ressaltou que mudanças geográficas em hidrovias internacionais devem ser debatidas e decididas por organismos internacionais, e não por decisões unilaterais de um único país.

O Google justificou sua ação dizendo que seguirá a prática de adotar mudanças de nome baseadas em fontes oficiais do governo, como o Geographic Names Information System (GNIS), que será a base para essa alteração. No entanto, a empresa também confirmou que, fora dos EUA, o nome “Golfo do México” continuará sendo exibido no serviço.

Fonte:
veja.abril.com.br
tecnoblog.net

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.