Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Prefeitura prepara ações para enfrentar risco de nível 4 de calor e proteger foliões e moradores.

A Prefeitura do Rio emitiu um alerta, neste domingo (16), sobre o calor extremo que deve atingir a cidade nos próximos dias. Os termômetros podem ultrapassar os 40°C nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18). Caso isso se concretize, a cidade poderá atingir, pela primeira vez, o nível 4 de calor (NC4).

Medidas de segurança para o carnaval

Durante a coletiva de imprensa, o prefeito Eduardo Paes (PSD) garantiu que, apesar do calor intenso, os blocos de rua do carnaval não serão cancelados. No entanto, ele fez um apelo: “Hidratem-se mais!”. Paes enfatizou a importância de cuidar da saúde durante a folia, especialmente devido às temperaturas elevadas.

Aumento de cuidados após casos passados

A preocupação com a saúde pública se intensificou após o caso da morte de uma fã por exaustão térmica no show de Taylor Swift, em 2023. Em resposta, a prefeitura implementou um protocolo com cinco estágios, que se ativa a partir do NC3 e inclui restrições mais rigorosas no NC4.

Medidas em caso de NC4

Se a cidade atingir o nível 4 de calor, diversas ações serão adotadas para minimizar os efeitos do calor extremo:

Pontos de resfriamento: Locais públicos como Naves do Conhecimento, parques e Vilas Olímpicas serão disponibilizados para oferecer alívio aos cariocas.
Intervalos de hidratação para trabalhadores: Profissionais que ficam expostos ao sol terão períodos regulares para se hidratar.
Suspensão de eventos ao ar livre: Grandes eventos poderão ser cancelados caso não adotem medidas de segurança adequadas.
Mudanças nas aulas de Educação Física: Atividades escolares serão transferidas para ambientes cobertos para proteger os alunos.
Previsões para fevereiro e o alerta à população

Fevereiro deste ano é um dos mais quentes e secos registrados na cidade. O Rio está sob a influência de uma massa de ar quente que reduz a ocorrência de chuvas e eleva os índices de umidade para menos de 30% durante a tarde. O município pode bater novos recordes de temperatura, com isso, as autoridades destacam a necessidade de hidratação constante e proteção solar.

Sistema de Níveis de Calor do COR

O Centro de Operações Rio (COR) implementou um sistema de monitoramento com cinco níveis de calor, a fim de alertar e orientar a população sobre as condições térmicas da cidade:

NC1: Condições normais, sem previsão de calor extremo.
NC2: Temperaturas entre 36°C e 40°C por um ou dois dias consecutivos.
NC3: Temperaturas entre 36°C e 40°C por três dias consecutivos.
NC4: Temperaturas entre 40°C e 44°C por pelo menos três dias consecutivos.
NC5: Temperaturas superiores a 44°C, com ações de emergência.

Fonte: diariodorio.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

Projeto cria roteiro gastronômico de diversidade religiosa e valoriza estabelecimentos que promovem respeito, inclusão e combate à intolerância.

Setores como logística, petróleo e gás, e construção lideram as demandas de formação profissional. Projeção visa fortalecer capacitação e gerar novas oportunidades para os fluminenses.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (1)
Alerj aprova reconhecimento legal de casamentos em religiões de matriz africana

Projeto de Lei 6.076/25 garante efeitos civis a uniões realizadas nos ritos de Umbanda e Candomblé, fortalecendo a igualdade religiosa e o respeito à diversidade cultural.

IMAGENS PARA O SITE (34)
São Paulo e Flamengo empatam em jogo movimentado na Vila Belmiro

Clássico começa com dois gols antes dos 10 minutos, virada rubro-negra e expulsão que recolocou o Tricolor no jogo; Ferreira brilha e Arrascaeta faz história.

IMAGENS PARA O SITE (33)
Botafogo domina o Vasco, vence no Nilton Santos e encosta no G-5

Com grande atuação coletiva, time de Davide Ancelotti faz 3 a 0 no rival e reduz a diferença para o grupo dos cinco primeiros do Brasileirão.