Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Secretaria Municipal de Saúde leva campanha de imunização a áreas de grande circulação para ampliar cobertura vacinal e facilitar o acesso dos cariocas às vacinas

Foto: Divulgação/SMS

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS), em parceria com o MetrôRio, realiza nesta quarta (16) e quinta-feira (17) uma campanha especial de vacinação contra a gripe e o sarampo em seis estações do metrô da cidade. A ação acontece das 8h30 às 16h e busca ampliar o acesso da população à imunização, especialmente em pontos de alta circulação de pessoas.

Os postos de vacinação funcionarão fora da área controlada das estações, ou seja, não será necessário passar pelas catracas para se vacinar. A medida facilita o atendimento e estimula a adesão dos usuários ao calendário vacinal.

Locais de vacinação incluem áreas estratégicas da cidade

A campanha estará disponível nas estações:

  • Botafogo (próximo ao acesso A – São Clemente)
  • Carioca/Centro (mezanino, próximo à academia Smart Fit)
  • Colégio (mezanino, próximo ao acesso A – Estrada do Colégio)
  • Jardim Oceânico/Barra da Tijuca (corredor do acesso B – Mar)
  • Triagem (corredor principal, próximo ao acesso A – Rede Ferroviária)
  • Maracanã (apenas na quinta, no mezanino, próximo ao acesso B – SuperVia)

Público-alvo e exigências para vacinação

Para receber as doses, os interessados devem apresentar documento de identidade e, se possível, a caderneta de vacinação.

A vacinação contra a gripe está direcionada para:

Já a vacina contra o sarampo foca em:

  • Adultos de 18 a 59 anos não imunizados
  • Jovens até 29 anos que ainda não tomaram a segunda dose

Outros locais de vacinação continuam disponíveis na cidade

Mesmo com a campanha no metrô, a SMS mantém a vacinação ativa em 240 salas de unidades de saúde. Além disso, o Super Centro Carioca de Vacinação possui duas unidades – Botafogo e Campo Grande – que funcionam todos os dias, inclusive domingos, das 8h às 22h, respeitando o horário do shopping.

Em caso de dúvidas, a população pode procurar a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e conferir seu esquema vacinal.

Parceria já aplicou mais de 20 mil doses

A colaboração entre a SMS e o MetrôRio não é nova. Desde 2022, a parceria aplicou mais de 20 mil doses de vacinas em ações semelhantes. Dessa forma, o programa reafirma o compromisso de levar saúde preventiva até onde o carioca está, facilitando o cuidado com a imunização.

Fonte: prefeitura.rio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.