Pesquisar
ALERJ - Transforma sua vida

Polícia Federal investiga esquema de compra de votos e lavagem de dinheiro em Nilópolis.

Foto: Reprodução

A Polícia Federal apreendeu R$ 172 mil em espécie, um carro de colecionador, celulares e documentos durante a Operação Astreia, realizada nesta quinta-feira (13) em Nilópolis, na Baixada Fluminense. A ação tem como alvos o prefeito da cidade, Abraão David Neto, conhecido como Abraãozinho (PL), e o procurador-geral da Câmara Municipal, Bruno Cabral Pereira.

Investigação teve início em 2024

As investigações começaram em outubro de 2024, quando 24 pessoas foram presas em flagrante por compra de votos durante as eleições municipais. A partir dessas prisões, a PF descobriu um esquema de corrupção eleitoral envolvendo lideranças políticas da cidade.

Na residência de Bruno Cabral Pereira, localizada no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio, os agentes encontraram e apreenderam um carro de colecionador. Já na casa do prefeito Abraãozinho, os policiais confiscaram R$ 172 mil em espécie, além de celulares e documentos.

Esquema de corrupção e lavagem de dinheiro

A Polícia Federal investiga um grupo suspeito de compra de votos, fraude à cota de gênero, apropriação indevida de recursos destinados ao financiamento eleitoral e lavagem de dinheiro. Segundo os investigadores, há indícios de que esses recursos foram utilizados para influenciar o resultado das eleições municipais de 2024.

Abraãozinho, que é filho de Miguel Abraão David e sobrinho de Anísio Abraão David, presidente de honra da escola de samba Beija-Flor de Nilópolis, negou as acusações e afirmou estar à disposição da Justiça para esclarecimentos. A Prefeitura de Nilópolis declarou que não vai se manifestar sobre o caso, pois o assunto não envolve diretamente a administração municipal.

Fonte: g1.globo.com/noticias.r7.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar

O plano estabelece diretrizes para o desenvolvimento urbano sustentável, integração municipal e melhoria da qualidade de vida na Região Metropolitana do Rio até 2040.

Público ainda poderá conferir uma reportagem especial sobre a culinária afro-brasileira e uma entrevista com Haroldo Costa, o nosso Orfeu.

Últimas notícias
IMAGENS PARA O SITE (9)
Alerj celebra a Proclamação da República com visita teatralizada no Palácio Tiradentes

Atividade gratuita levou estudantes ao Palácio Tiradentes e recriou, de forma histórica e interativa, a transição do Império para a República no Rio de Janeiro.

IMAGENS PARA O SITE (8)
Alfabetização: mais que um saber, um ato de soberania

Conheça o trabalho que a Câmara do Rio vem desenvolvendo para garantir uma educação de qualidade para crianças, jovens e adultos.

IMAGENS PARA O SITE (3)
Mototaxista desaparece na Baixada Fluminense; moto é encontrada queimada em São João de Meriti

Igor Silva de Moraes, de 31 anos, saiu para trabalhar à noite e não voltou; família busca pistas e Polícia Civil investiga o desaparecimento.