O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta segunda-feira (27) que a Microsoft está em processo de negociação para comprar o TikTok, aplicativo de vídeos curtos que conta com cerca de 170 milhões de usuários norte-americanos. A fala de Trump ocorreu durante uma entrevista com jornalistas, e tanto a Microsoft quanto o TikTok não se pronunciaram oficialmente após a declaração.
O TikTok foi brevemente retirado do ar nos EUA em 19 de janeiro, antes da entrada em vigor de uma lei que exigia a ByteDance, proprietária chinesa da rede social, a venda do app por questões de segurança nacional. Após assumir o cargo de presidente no dia 20 de janeiro, Trump assinou um decreto que adiou a aplicação da lei por 75 dias.
Trump também mencionou que estava conversando com empresários sobre a possível venda do TikTok e afirmou que tomará uma decisão final sobre o futuro do aplicativo dentro de 30 dias. Em declarações anteriores, o presidente já havia sugerido que Elon Musk poderia ser um possível comprador, embora o CEO da Tesla não tenha comentado a ideia publicamente.
Além disso, recentemente, a startup de inteligência artificial Perplexity AI propôs uma fusão com o TikTok, oferecendo até metade da nova empresa ao governo dos EUA. A proposta foi divulgada no domingo (26), mas também não teve confirmação de partes envolvidas.
Essa é a segunda vez em que a Microsoft surge como possível compradora do TikTok. Em 2020, durante o primeiro mandato de Trump, a gigante de tecnologia esteve entre as principais interessadas na aquisição, mas as negociações acabaram falhando, e o processo de desinvestimento foi interrompido.
Fontes: metropoles.com/g1.globo.com